O que são extintores?
Os extintores são equipamentos de segurança que serve para controlar e extinguir incêndios em sua fase inicial. Tem como forma de funcionamento emitir um agente extintor, podendo ser água, espuma, pó químico, dióxido de carbono (CO2) ou outros produtos químicos, dependendo do fogo.
O extintor é um dos equipamentos obrigatórios do Corpo de Bombeiros, especialmente quando se trata de prédios, sejam residenciais ou comerciais, indústrias, comércio, entre outros.
Existem os mais variados tamanhos e tipos de extintor no mercado. Eles têm funções específicas, para apagar diferentes tipos de incêndio. Então, é muito importante que os ocupantes do imóvel tenham noção de como identificar o fogo e saber que tipo de extintor usar.
Classes de incêndio dos extintores
Os incêndios são classificados em classes, dependendo do tipo de material combustível.
· Classe A: incêndio sólidos como papel, madeira, plástico ou borracha;
· Classe B: incêndio causados por líquidos inflamáveis;
· Classe C: incêndio causados por equipamentos elétricos;
· Classe D: incêndio causados por metais pirofóricos como alumínio, sódio e magnésio;
· Classe K: incêndio causados por óleos e gorduras.
Tipos de extintores
Existem extintores de tamanhos, pesos e mais importante, deagentes extintores diferentes. É muito importante que não só os brigadistas, mas que todos os ocupantes do imóvel, saibam diferenciá-los.
· Água: indicado para incêndio de classe A. Age por resfriamento, e dependendo do caso, também por abafamento;
· Gás Carbônico (CO2): indicado para incêndios de Classe B e C. O gás age por abafamento, extinguindo o oxigênio do local, impossibilitando assim, que a reação do fogo ocorra;
· Pó Químico BC: composto por 95% de bicarbonato de sódio e 5% de estearato de potássio/magnésio. Indicado para incêndios de Classe B e C. Age por abafamento, mas por meio de reações químicas do bicarbonato de sódio.
Instalação do extintor de incêndio
O extintor deve ser instalado em área acessível, de forma que facilite sua visualização aos usuários.
A altura de instalação dos extintores é permitida por norma entre 0,10 m e 1,6 m do piso, o que garante que o extintor não sofra com uma possível umidade do piso (quando feita lavagem do local) e também não fique muito alto para pessoas de baixa estatura retirarem o extintor do suporte.
E pensando que os extintores estão espalhados por todos os tipos de ambientes como: condomínios, salões de festas, lojas, indústrias e clubes, então diversidade e facilidade aos usuários é um tema a ser considerado!
Suporte para extintores
O suporte de parede é o modelo mais utilizado para fixação dos extintores, contudo cabe um aviso na hora da instalação, eventualmente são instalados os extintores de Água (10 l) e Pó Químico (4 kg) lado a lado, apesar do suporte de parede ser o mesmo para ambos, precisa ser ajustada a posição correta para os dois modelos.
Para o extintor de Pó (4 a 6 kg), a parte maior deverá ser parafusada na parede.
Para o extintor de Água e modelos maiores, a parte menor deverá ser fixada na parede.
Outra opção é o suporte de solo, que ajuda muito em locais onde não é possível fazer a fixação na parede, em muitos casos o suporte de solo acaba dando um aspecto mais arrojado na decoração do local, como em escritórios, hotéis, salões de festa e consultórios.
Sinalização do extintor
As placas de sinalização de emergência também possuem uma Norma, a NBR 13434 – Sinalização de segurança contra incêndio e pânico.
A função das placas de sinalização de extintores é justamente para que o usuário consiga identificar onde está o extintor mais próximo mesmo no escuro, por isso a necessidade dela possuir o pigmento fotoluminescente e tamanho adequado.
Altura de instalação da sinalização
A placa de sinalização do extintor deve ser instalada logo acima do equipamento à uma altura de 1,8 m do piso, em casos onde a sinalização for obstruída por algum obstáculo, é necessário repetir a mesma sinalização à uma altura visível.
Comments