Primeiramente precisamos compreender todo o histórico, para assim entender o que é o ecourbanismo e sua função na sociedade atual. A sociedade por milhares de anos evoluiu desenvolvendo-se individualmente e socialmente, sem denegrir ou danificar o meio ambiente. Optando por formas prudentes e com moderação. Porém, este panorama muda após a revolução industrial, com o advento da tecnologia e perspectiva capitalista. Este desenvolvimento, rápido, da industrialização juntamente com um crescimento de riquezas nas principais cidades, causou o aumento da população nesses centros urbanos. Juntamente com as indústrias e o crescimento urbano, a poluição das cidades cresceu (VALDIVIEZO, 2020).
Com o decorrer das últimas décadas e o rápido e exponencial crescimento populacional, previsto nas cidades até 2050, nos mostra as incertezas e vulnerabilidades que o mundo estará sujeito, principalmente com as alterações climáticas, como já é visto.
E todos os fenômenos climáticos extremos que tem ocorrido pelo mundo, principalmente no Brasil são, com clareza científica, resultado das mudanças climáticas. O mundo caminha para um aumento de temperatura de 3,2oC, conforme aponta o relatório do Painel Intergovernamento para as Alterações Climáticas (IPCC). Neste mesmo relatório, aponta que se ações não foram tomadas muitas das projeções climáticas podem se tornar irreversíveis.
Neste cenário, onde é praticamente inevitável o descumprimento dos parâmetros aceitáveis, é importante a realização de um planejamento urbano, incluindo crescimento econômico e meio ambiente.
“O maior impacto do homem sobre o clima acontece nas áreas urbanas. O homem tem exercido um impacto tão grande nessas áreas, que o clima urbano é bastante distinto, por suas características, do clima das áreas rurais circundantes” (AYOADE, 1996). Sendo assim, áreas naturais, em centros urbanos, se transformam e áreas pavimentadas. Neste processo ocorre o aumento da temperatura e diminuição da umidade.
Com o ecourbanismo é uma área multidisciplinar, que concentra em integrar diversas variáveis para o desenvolvimento das comunidades urbanas tornando-as sustentáveis.
O ecourbanismo contribui para as cidades, pois promove uma política de infraestrutura verde, adotando uma gestão de resíduos e mensurações na emissões de carbono. Trabalho, também, na elaboração de projetos e planejamentos de obras utilizando materiais sustentáveis.
Segundo Ruano (1999), o ecourbanismo determina o desenvolvimento de comunidades humanas multidimensionais e sustentáveis.
Nos últimos anos e décadas, a urbanização exacerbada, trouxe consequências aos seres humanos, principalmente seu afastamento da natureza e da consciência ecológica. Consequentemente, trouxe damos a todo o equilíbrio da vida.
O importante agora, acompanhando todas as catástrofes climáticas que estão ocorrendo é o mundo voltar os olhos para a necessidade em realizar políticas que unam o crescimento com o desenvolvimento sustentável. Visto que, caso contrário a tendência mundial é a ocorrência de mais desastres naturais.
Comentários